II Aniversário EncantaTuna - Urbi@Orbi

EncantaTuna festejou dois anos de “vida”

Em apenas dois anos, a tuna já levou a sua música e boa disposição a vários pontos do País, em festivais ou meras actuações. Prémios de melhor pandeireta e melhor serenata já fazem parte do seu “armário”.
Por: Rita Sena
Em: Quarta, 10 de Novembro de 2010


No passado dia 4 de Novembro de 2010, a EncantaTuna, Tuna Académica Feminina da Universidade da Beira Interior, comemorou o seu segundo aniversário nos Leões da Floresta. A festa teve início por volta das 20 horas, com a tradicional churrascada entre as tunas.
O aniversário da EncantaTuna contou com a presença das tunas: Egitúnica, Tuna Académica Feminina do Instituto Politécnico da Guarda, Desertuna, Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, Já b’UBI & Tokuskopus, Orquestra Académica Já b’UBI & Tokuskopus.
A primeira tuna a “subir ao palco” foi a Egitúnica. Esta trouxe da Guarda muita alegria. Tocaram músicas alusivas à cidade que as acolhe e músicas bastante conhecidas, como é o caso de “Todas as ruas do amor” que os Flor-de-lis levaram ao festival da canção de 2009. Em seguida, a Desertuna, que como é habitual, foi recebida com grande aplauso e animação. Esta tuna interpretou músicas conhecidas do público, embora na maioria originais da própria, conseguindo por toda a gente a cantarolar. Já b’UBI & Tokuskopus foi a última das tunas convidadas a actuar. Com poucos elementos presentes, a tuna conseguiu na mesma fazer a “festa”. Com o seu espírito muito próprio e os tradicionais calções às bolinhas animou toda a assistência. A noite já ia longa, mas a “casa continuava cheia”, quando a última tuna da noite, a tuna aniversariante actuou.
A EncantaTuna iniciou a sua actuação com uma música dedicada aos estudantes, “Cantar de Estudante” da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra; seguindo-se para “Fado Toninho” música dos Deolinda. A actuação continuava com a música “Fado da noite” uma serenata original da tuna, que foi dedicada aos “mais queridos” da tuna e dos seus elementos; depois o “Medley”, um conjunto de excertos de músicas conhecidas. “Venham mais cinco” e “Hino à EncantaTuna” foram as últimas duas músicas a ser cantadas pela tuna.
O final da festa foi marcado pelo soprar das velas. A EncantaTuna convidou todos os presentes a cantar os parabéns e a provar o bolo de aniversário. Uma noite recheada de espírito académico e muita magia.


Ler noticia online

1 comentário:

Polly disse...

Boa jornalista sim senhora :P ahahaha