III Feitiço - Resumo






Realizou-se no passado dia 4 de Maio de 2013, a 3ª edição do Feitiço- Festival de Tunas Femininas da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, organizado pela EncantaTuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior.

Ao longo da tarde decorreu o passacalles, onde as tunas convidadas tiveram a oportunidade de espalhar muita alegria, boa disposição e também de mostrar um pouco da sua música e cultura pelos diversos bares e ruas da Cidade Neve.
Após o jantar na cantina de Santo António, o Teatro Municipal da Covilhã foi sendo ocupado pelo público que, uma vez mais, aderiu a um evento universitário.
Seguidamente a EncantaTuna abriu o festival juntamente com o Grupo Coral Infanto-Juvenil com um medley de músicas da Disney, visto que, o tema do festival era “A criança que há em nós”.
As tunas a concurso convidadas para o III Feitiço foram a Sal&Tuna – Tuna Feminina da Escola Superior de Desporto de Rio Maior -, VibraTuna – Tuna Feminina da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro -, TUFES – Tuna Feminina Scalabitana, TUnice – Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A Tuna Anfitriã fechou o espectáculo com a interpretação do “Medley António Variações” e dos nossos temas originais “Feiticeira” e “Hino da EncantaTuna”.

O júri composto pelos seguintes elementos:
- Acácio Barbosa, membro e ensaiador da Tuna Orquestra Académica Já b’UBI & Tokuskopus;
- Francisco Machaz, membro da Estudantina Académcia de Castelo Branco e da Banda Filamórnica Cidade de Castelo Branco;
- Francisco Mota, encenador e Presidente do CCD Oriental de S.Martinho;
- Isabel Rocha, membro da Cientuna, tuna da Faculdade de Ciências do Porto
- Maria Sousa, Formada em Formação Musical pelo Conservatório, e Professora Assistente do Departamento de Letras da UBI;
- Mário Silva, Arquitecto e ex-tuno da já extinta TNT, tuna da Escola Universitária de Artes de Coimbra.

Decidiu atribuir:

Melhor Pandeireta: Vibratuna
Melhor Porta-estandarte: TUFES
Melhor Solista: TUFES
Melhor Instrumental: TUnice
Melhor Original: Vibratuna
Melhor Tuna: Vibratuna

A Tuna organizadora entregou o prémio de:
Melhor Pasacalles: Sal&Tuna
Melhor adaptação ao tema: Sal&Tuna
Tuna + Tuna: Vibratuna

A festa prosseguiu no BA - Bar Académico - onde foi atribuído o prémio de Tuna + Tuna.
Desde já a EncantaTuna agradece a todas as pessoas e entidades que colaboraram para que esta edição se realizasse. Em especial ao Jony Magic que se responsabilizou pela apresentação do festival oferecendo ao público diversos truques de magia, às tunas convidadas e também a todos as entidades que contribuíram com os apoios e patrocínios que tornaram possível a realização deste evento: UBI, Santander Totta, AAUBI, Covilhã Município, Luso Estrela, Hotel Santa Eufémia, Optiframa, Nova Forma, Lions, e aos fotógrafos – Pedro Lopes e João Pedro Jesus.
Um agradecimento especial a todas as crianças do Grupo Coral Infanto-Juvenil e aos pais das mesmas que sempre se mostraram disponíveis.

Obrigada a todos e até ao IV Feitiço!

Comentários